Voz sobre IP, Telefonia IP e Colaboração

O transporte de voz sobre uma rede de dados que se apóia no IP como protocolo de camada 3 é uma alternativa para o sistema de comutação de circuitos, tradicionalmente empregado pelas companhias telefônicas. Considerando que grande parte das empresas já realizaram investimentos significativos na criação de uma infraestrutura para comunicação de dados baseada em IP e lembrando que o custo mensal das linhas de dados é (na maioria dos casos) fixo, torna-se bastante intuitivo perceber que se conseguirmos efetuar o transporte de voz sobre tal estrutura poderemos ter uma redução expressiva nos gastos com contas telefônicas e com manutenção.

Em um mundo onde a Internet ganha mais e mais relevância no que se refere à realização de negócios e aumento de produtividade e que, inclusive por isso, vem promovendo a onipresença do protocolo IP, tal perspectiva de economia com custos de operação (cada vez mais importante para manutenção da competitividade das empresas) se mostra suficientemente convidativa para que dediquemos atenção às tecnologias de Voz sobre IP e Telefonia IP.

Cumpre salientar, no entanto, que a possibilidade de tornar real o sonho de integração das redes de voz e dados em uma plataforma multisserviços está condicionada ao fato de que se atendam algumas exigências específicas do tráfego de voz. Sendo respeitadas as restrições intrínsecas a este, como, por exemplo, a necessidade de redução dos atrasos de propagação e manipulação, a uniformização dos atrasos e a reserva de uma largura de banda, pode-se obter qualidade praticamente indiferenciável daquela a que estamos habituados no processo convencional de transporte. Interessante ainda é notar que enquanto no “velho mundo” das comunicações se exigia uma banda de 64 Kbps para um canal de voz, a nova abordagem permite o uso de cerca 16 Kbps por canal, fato este que já traz em si uma exemplificação da eficiência que pode ser obtida ao se transportar voz sobre uma rede IP.

O tratamento dado pela Cisco às soluções de VoIP e Telefonia IP faz parte de um conjunto mais amplo de recomendações que visa promover a convergência dos tráfegos de dados, voz e vídeo em uma infraestrutura de rede única e desta forma contribuir para materializar o conceito de Colaboração.

Para um melhor entendimento deste ( e de outros textos correlatos) vamos começar por definir alguns termos:

  • Voice over IP (VoIP): ao utilizar a denominação Voz sobre IP, ou resumidamente VoIP, estamos nos referindo à solução conhecida como toll-bypass, em que centrais telefônicas convencionais podem ser conectadas através da rede IP, o que se torna particularmente atrativo sob o ponto de vista econômico para ligações do tipo DDD e DDI. Para este cenário faz-se necessária a adição de placas de voz aos roteadores existentes. Note-se aqui que a voz é simplesmente transportada sobre a rede IP e que as tarefas de codificação e compressão da voz são executadas pelos roteadores com placa de voz, que neste ambiente operam como gateways entre o mundo da telefonia tradicional, representado pelos PABXs, e o mundo IP, associado aos roteadores.
  • IP Telephony (IPT): quando falamos em Telefonia IP, estamos nos referindo à implementação dos já bastante difundidos serviços e funcionalidades da telefonia tradicional, com a diferença primordial de que todo o tráfego de controle, assim como a voz propriamente dita, são transportados através de uma infraestrutura de comunicação baseada em IP. Neste novo teatro passam a figurar como atores principais os Call Managers , responsáveis pelas tarefas de processamento de chamadas, e os telefones IP (IP Phones), que se apresentam como a principal interface do usuário com a rede convergente.
  • Colaboração IP: Arquitetura centrada em viabilizar a interação entre pessoas ( e assim contribuir para o compartilhamento de informações e experiências) através de aplicações tais como webex, Cisco Jabber e Telepresença. O uso de Telefonia IP é um passo natural no caminho para a Colaboração IP.

A Figura 1 traz uma comparação visual entre os serviços VoIP e Telefonia IP.

Com base no que aqui foi exposto, podemos concluir que as soluções de Telefonia IP e VoIP são complementares e, numa análise mais cuidadosa, que a implementação de VoIP é um caminho natural de migração da telefonia tradicional para aquela baseada em IP. Isto porque os roteadores com placas de voz empregados no cenário de toll-bypass podem ser utilizados para conexão direta à PSTN no momento em que se promover a eliminação do PABX de uma dada localidade. Tal situação pode ser visualizada na Figura 2, que ilustra a coexistência das soluções de VoIP e Telefonia IP.

Figura 2: Coexistência entre VoIP e Telefonia IP

** Notas:

  1. Promovendo-se uma analogia simples com o modelo de telefonia tradicional, poder-se-á facilmente associar as funções essenciais do Call Manager àquelas do PABX convencional, devendo-se ressaltar, no entanto, que ao deslocar o plano operacional de um sistema proprietário para uma estrutura de comunicação baseada no protocolo universal IP, ganha-se notável flexibilidade. E isto de imediato se traduz na possibilidade de implementação de um número virtualmente infinito de serviços adicionais. (Afinal, a telefonia passou a ser mais uma aplicação IP…)
  2. É vital destacar que o tráfego de voz gerado pelos telefones IP é “nativamente IP”, o que equivale a dizer que após passar pelos processos iniciais de codificação e compressão (internamente aos telefones), a voz é encapsulada em datagramas IP para que possa ser então transportada através da rede.

** Artigos Relacionados:

** Para saber mais sobre o conceito de Colaboração:

http://www.cisco.com/go/collaboration

3 Comments

Filed under Português, Redes

3 responses to “Voz sobre IP, Telefonia IP e Colaboração

  1. Adorei o artigo, esclareceu muita coisa.
    Obrigado

  2. João Batista

    Excelente Texto, Parabéns !

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